Projeto HVAC

home / serviços /  projeto hvac

Descrição do Serviço

Os projetos HVAC são amplamente utilizados para proporcionar um maior conforto ambiental no interior dos ambientes, em especial aos edifícios. Isso porque esse sistema tem como intuito a ventilação otimizada de ambientes, fazendo com que o dióxido de carbono não se concentre entre as pessoas e permitindo que o oxigênio transite livremente.

Sendo um dos principais campos de atividade da engenharia mecânica, os projetos HVAC utilizam os princípios da termodinâmica, da mecânica dos fluídos e da transferência de calor. Ao ser instalado em edifícios industriais e de serviços de média ou grande dimensão, esse sistema permite o controle das condições ambientais — principalmente em questões de temperatura, umidade e renovação do ar.

Além de evitar a disseminação de doenças, como alergias, a circulação do ar proporcionada pelo sistema HVAC reduz a proliferação de bactérias e fungos. Além disso, ao contar com os projetos HVAC em uma edificação, é possível manter a temperatura dos ambientes estável (principalmente nas épocas do ano em que as temperaturas são mais altas).

Ordem Cronológica do Serviço

É feito uma reunião com o responsável do projeto e o engenheiro mecânico, para entender quais as necessidades e premissas do projeto.

Fase em que o engenheiro mecânico responsável do projeto irá elaborar a planta de sistema, dimensionando os dutos, encaminhamento e equipamentos necessários para atender as áreas que serão necessária a ventilação mecânica.

Reunião que será feita junto aos responsáveis do projeto de arquitetura e demais, que terão impacto significativo com o projeto de HVAC, afim de alinhar os pontos a serem corrigidos para dar seguimento ao projeto executivo.

Após a aprovação do anteprojeto final e finalizado a compatibilização, será feito o projeto com maior detalhamento de encaminhamento, dimensões de tubulações, dimensão de equipamentos mecânicos.

Role para cima