Projeto Arquitetônico

home / serviços / projeto arquitetônico

Descrição do Serviço

O projeto arquitetônico tem com finalidade materializar a concepção, a partir de estudos de perfil do cliente, estudos de ventilação, insolação, estudo de localização, viabilidade, topografia, legislações, entre outros. Assim chegando a proposta técnica final, para a execução da obra.

Ordem Cronológica do Serviço

O estudo preliminar é a fase inicial de todo o projeto, após a assinatura do contrato. O objetivo é entender quais serão as necessidades dos clientes, e quais problemas a serem resolvidos. O estudo preliminar consiste em alguns levantamentos que são:

Reunião de Briefing que tem como objetivo desenvolver o programa de necessidades.

Estudos do zoneamento da região onde está localizado o projeto a ser desenvolvido, para entende qual a capacidade construtiva do terreno.

Estudos de insolação e ventilação, que tem como premissa encontrar o melhor posicionamento da residência no lote.

Todos esses estudos fazem a composição do estudo preliminar, que por fim dará todas as informações necessárias para início do desenvolvimento das propostas de layout. 

Um estudo de viabilidade de projeto arquitetônico é desenvolvido levando em consideração todas as informações recebidas do cliente como a localização, a área onde será o projeto, documentação do terreno e o tipo de empreendimento desejado. O estudo de viabilidade de arquitetura pode ser dividido três grandes etapas, sendo: 

Estudo de Viabilidade técnica: é feito o levantamento dos quesitos relacionados ao terreno e demais legislações, como no plano diretor, plano regional, código de obras, exigências de segurança entre outros. 

Estudo de Viabilidade numérica: Consiste em um estudo aprofundado que considera todos os itens levantados no estudo de viabilidade técnica e busca oferecer de forma detalhada a configuração do empreendimento através da distribuição das áreas computáveis, não computáveis, total construída, área total privativa entre outros quesitos como número de vagas, número de pavimentos, número de unidades, acessos e outras informações necessárias para entendimento da capacidade construtiva. 

Estudo de viabilidade financeira: É realizado um estudo de viabilidade econômico-financeira do empreendimento proposto pelo estudo de viabilidade técnica e numérica. 

Costumam ser utilizadas ferramentas de análise de fluxo financeiro para verificar a vulnerabilidade da obra a certos parâmetros. Assim, é possível identificar os pontos que podem gerar problemas futuros para a obra. 

O estudo de viabilidade é desenvolvido para que na hora que o cliente for construir seu empreendimento, a proposta fique dentro do seu orçamento previsto, e que não tenha possíveis surpresas de custos extras. Também pode ser utilizado em diferentes tipologias de projeto, como no planejamento para expansão e ocupação de plantas industriais, planejamento de clubes recreativos, hotéis, pousadas e resorts. 

Nesta etapa, será desenvolvido todos os projetos necessários que são solicitados pelas leis do município e da cidade do empreendimento, que tem como finalidade a aprovação de uma construção perante as leis municipais, as regras urbanas de sua cidade. 

Anteprojeto é a etapa intermediária do projeto arquitetônico que consiste em uma configuração definitiva da construção proposta. É formado por um conjunto de desenhos que representam o projeto com maior clareza e personalidade. No anteprojeto são incorporados os dados necessários à sua aprovação pelo cliente e pela autoridade competente. Situa-se entre o estudo preliminar e o projeto de execução, de modo que somente a partir do anteprojeto iniciamos as atividades dos projetos complementares (estrutura, elétrica e hidráulica). 

O projeto executivo é a etapa final, é onde será elaborado todos os documentos necessários para a construção. Faz parte do projeto executivos, plantas e desenhos de detalhamentos, especificações técnicas, quantitativos de materiais e equipamentos, planilhas orçamentarias, imagens em 3D realistas. Todos esses projetos serão utilizados para a execução do empreendimento, desde a fundação até os acabamentos finais. 

Role para cima